Presidente da Fundação Cultural vistoria obra de restauração do Museu das Comunicações
Prédio é considerado um patrimônio histórico nacional pelo Iphan
Prédio é considerado um patrimônio histórico nacional pelo Iphan
O presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP), Paulo Sérgio Rodrigues, mais conhecido como Serginho Alquimia, vistoriou a obra de restauração do Museu das Comunicações Marechal Rondon, no centro do município.
O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que consentiu na reforma simplificada do museu. Como é considerado patrimônio histórico nacional, o Museu das Comunicações não pode ter as características originais alteradas.
“Nós estamos com o Museu das Comunicações em reforma. Estamos correndo atrás, a respeito das originalidades do Museu. Hoje, estamos quebrando a cabeça, para saber onde vamos encontrar as telhas, se têm pessoas que fazem, pois se trata de um modelo de telha muito antigo”, explicou Serginho Alquimia.
Para restaurar o prédio com o máximo de fidelidade ao projeto original, o presidente da FCJP está convocando pioneiros do município, que possam ajudar com fotos do Museu das Comunicações ou com lembranças de como era a edificação que tem mais de 100 anos de história.
“Estou procurando alguns pioneiros do município, que tenham memórias e fotografias guardadas, para que a gente consiga manter o nosso museu totalmente original, assim como era antes”, detalhou Serginho.
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as visitações ao Museu das Comunicações já estavam suspensas, antes mesmo do início da obra de revitalização do prédio. Estão sendo restaurados os sistemas hidráulico e elétrico e o madeiramento do piso e teto, além da pintura externa e interna.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.